sexta-feira, 24 de julho de 2009

A Promoção de saúde bucal também passa pelo consultório odontológico

As ações preventivas em saúde bucal envolvem vários atores sociais, contudo o indivíduo é o autor principal neste processo na medida em que se reconhece como um sujeito ativo da promoção de sua saúde. Contudo, o cirurgião-dentista deve contribuir para a construção da consciência sanitária necessária e imprescindível para o exercício compartilhado da promoção de saúde bucal.
Para isto verifica-se a importância de visitas periódicas ao cirurgião-dentista - seis em seis meses - para o recebimento de medidas profiláticas e aconselhamentos. O uso do fio dental deve ocorrer diariamente, além de evitar cáries e tártaros entre os dentes, esse conselho está na lista das cinquenta coisas a fazer a fim de parecer até dez anos mais jovem. As escovas dentais devem ser trocadas mensalmente e use-a após cada alimentação. A aquisição de um enxaguatório bucal sem álcool para uso diário é de grande valia para a oferta de flúor para o esmalte dentário, fortalecendo os dentes. O Kit "escova-creme dental-fio dental e enxaguatório bucal" deve dispensar economia para que não tenha que mobilizar cifrões, caso necessite de restauração em dentes e, até mesmo, tratamento de canal, que embora, promovam reabilitação, jamais substituirão na íntegra o elemento dentário original.


A realização de auto-exames são essenciais para a prevenção de doenças, como, o câncer bucal, por exemplo. Acostume-se a olhar dentro de sua boca e observar não só os dentes, mas a parte inferior da língua, o céu da boca, bochechas e gengivas. Se estranhar algo, marque uma consulta com seu cirurgião-dentista.


E aí vai mais uma dica. Procure escolher um bom profissional em quem você tenha confiança e permaneça nele. Com o passar do tempo ele saberá muito sobre você e sua boca e isto evitará exames repetidos, como os radiográficos, e intervenções, por vezes, desnecessárias.


Cuide-se!

Você não é um ator coadjuvante na promoção de sua saúde!

Comece a se visualizar como o ator principal e responsável pelo seu belo sorriso!!!


Nenhum comentário: