terça-feira, 28 de abril de 2009

Um benefício que está para além dos dentes



O Conselho Regional de Odontologia de São Paulo alerta sobre as implicações da falta de cuidados básicos com os dentes, como a escovação diária.
O meio propício para proliferação de bactérias pode trazer resultados que estão para além das cáries, doenças periodontais e perda de dentes.
A explicação reside no fato de que, uma vez engolidas, as bactérias entram na corrente sanguínea e podem causar febre reumatóide, inflamações em diversos órgãos, câncer e, até mesmo, infartos.
Portanto, a prevenção diária com escova, creme e fio dental preserva, não somente, a saúde bucal,mas também, a nossa saúde de um modo geral.
Bom saber que neste momento diário estamos salvaguardando nosso corpo e prevenindo inúmeras doenças!!!
Assim como sorrir faz muito bem para a alma, a higienização bucal faz muito bem para o corpo!!!
Sendo assim, SORRIA!!!

segunda-feira, 27 de abril de 2009

Contaminação Alimentar: vigilância deve ser compartilhada com todos


Pesquisa do Ministério da Saúde revelou que de 1999 a 2007, ocorreram 5.699 surtos de doenças transmitidas por alimentos contaminados. Foram afetadas 114.302 pessoas e registradas 61 mortes. As bactérias são as grandes vilãs, responsáveis por 83,5% de quase toda metade (2.366) dos surtos. Em segundo lugar ficaram os vírus (14,1%), seguidos de produtos químicos (1,3%). Os demais 2.865 casos não tiveram as causas identificadas. Alimentos preparados com ovos crus ou mal cozidos provocaram 874 surtos da doença. Os mistos - pratos ingredientes de origem animal e vegetal - foram responsáveis por 666 ocorrências e as carnes vermelhas por outros 450 surtos.
Os dados demonstram que os cuidados devem ser redobrados antes do preparo e ingestão de alimentos. A contaminação alimentar consta, na atualidade, como um importante problema de Saúde Pública, considerando que, por vezes, atinge grande contigente de pessoas de uma única vez, acarretando grandes prejuízos.
Em minha trajetória profissional, já pude acompanhar casos de contaminação alimentar em que foram acometidos grande número de trabalhadores, que ficaram impossibilitados de exercer suas atividades profissionais, além dos efeitos sobre a produção diária laboral.
É de conhecimento de todos que a Vigilância Sanitária apresenta a missão de inspecionar e fiscalizar o comércio de alimentos, contudo, este controle deve ser compartilhado com todos os cidadãos. Afinal, trabalhando juntos temos mais chances de reduzir qualquer malefício a nossa saúde.
Muitas vezes, a prevenção de danos à nossa saúde estão em nossas próprias atitudes!!!
Tenham uma boa semana!!!

sábado, 25 de abril de 2009

Palestra realizada na Universidade Estácio de Sá



Palestra realizada no auditório da Universidade Estácio de Sá/Campos destinada aos graduandos do último período do curso de enfermagem, com o objetivo de fornecer conhecimento para a construção da "consciência sanitária" necessária para a promoção e proteção da saúde do trabalhador e de seus assistidos. Foram abordados temas como: princípios de controle de infecção, exposição ocupacional e conduta profilática em casos de acidentes de trabalho, gerenciamento de resíduos de serviços de saúde, medidas de biossegurança, entre outros. Esta ação compreende uma das proposições do projeto "Interagir para Prevenir: educação sanitária nas IES's no município de Campos dos Goytacazes". Em linhas gerais, posso pontuar que os resultados foram altamente positivos, colaborando de forma pró-ativa ao incrementar conhecimento específico para a constituição de um ambiente de trabalho seguro por meio da diminuição e prevenção de riscos à saúde dos futuros profissionais de saúde.

Agradeço a oportunidade e a acolhida de todos!!!

Espero revê-los em breve!!!

quarta-feira, 22 de abril de 2009

Trabalho, educação e saúde

O primeiro número de 2009 da revista científica Trabalho, educação e saúde já pode ser consultado gratuitamente no site www.revista.epsjv.fiocruz.br. Publicado pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz), o periódico traz textos que traduzem o enfrentamento de questões pertinentes à formação do trabalhador da saúde, tanto em relação às características gerais que compartilha no mundo do trabalho na sociedade contemporânea quanto diretamente na relação cotidiana desse processo. Em sua maior parte, o conjunto de trabalhos volta-se para a experiência brasileira: discute a participação política no SUS a partir da problematização das opções e concepções que orientam sua definição como controle social, e apresenta uma análise da constituição histórica da Educação do campo, refletindo as tensões e contradições na relação entre movimentos sociais e Estado. Aborda também o campo do trabalho, examinando a questão de gênero e jornada de trabalho nas relações entre mercado e família, e a relação sujeito-trabalho na sociedade contemporânea. Por fim, discute a formação profissional na saúde, onde se analisam políticas e programas como a educação permanente, o processo de aprendizagem significativa e as práticas sociais desenvolvidas em instituições que ministram a educação de profissionais da saúde.

I Encontro Latino-Americano de Vigilância Sanitária

O setor de Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde de Natal, a Coordenadoria de Vigilância Sanitária do Rio Grande do Norte, a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) promovem, de 26 a 29 de Maio, em Natal (RN) o I Encontro Latino-Americano de Vigilância Sanitária (I ENLAVISA). Com o tema central “Vigilância Sanitária na Perspectiva da Cidade Saudável”. O encontro busca promover a integração ética e técnica entre o saber e o fazer, na promoção e proteção da Cidade Saudável e saúde de consumidores de produtos e usuários de serviços sujeitos à ação da Vigilância Sanitária. O prazo de envio de trabalhos científicos termina no próximo dia 25 de abril.

domingo, 19 de abril de 2009

33º Encontro Anual da ANPOCS

Será realizado no Hotel Glória, Caxambu, MG, de 26 a 30 de Outubro de 2009, o 33º Encontro Anual da ANPOCS.

A submissão de trabalhos para os 41 Gts disponíveis encerra-se em 22 de abril.

Para mesas redondas o prazo para envio estende-se até 07 de maio.

Inscrevam-se!!!

sexta-feira, 17 de abril de 2009

SEMINÁRIO NACIONAL DE CULTURA E EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA.

O Seminário Nacional de Cultura e Extensão Universitária tem como objetivo contribuir para a construção de uma política nacional de cultura e extensão universitária, realizando um debate público sobre o tema. Serão convidados para o Seminário os projetos contemplados nas edições de 2007 e 2008 do Proext Cultura, além de docentes, discentes, Instituições de ensino, Governo e Sociedade, interessados em debater e formular propostas relacionadas à cultura e extensão universitária.

Durante o Seminário ocorrerão palestras, debates e grupos de trabalho e seus resultados serão posteriormente publicados.
O evento está previsto para ocorrer na Universidade Federal de São João Del Rey de 20 a 23 de Maio de 2009.

quarta-feira, 15 de abril de 2009

Simpósio Nacional sobre Desafios e Estratégias de Efetivação do Direito à Saúde

Termina, no próximo dia 30/04, o prazo de envio de trabalhos para o Simpósio Nacional sobre Desafios e Estratégias de Efetivação do Direito à Saúde, que será realizado nos dias 15 e 16 de junho. A proposta do encontro, promovido pelo Laboratório de Pesquisas sobre Práticas de Integralidade em Saúde (Lappis/ IMS-UERJ), é reunir um colegiado de pesquisadores, professores e profissionais que pertencem a uma série de campos de saber - tais como a sociologia, saúde coletiva, direito, gestão, economia, etc - e criar um espaço comum de discussão e debate sobre o tema. O simpósio será divido em quatro mesas: Direito à Saúde como Direito Humano: Ética, Dignidade e Pluralidade; Judicialização da Saúde e Parâmetros Ético-Jurídicos-Sanitários de Decisão; O Estado, Instituições e Sociedade: Novas Alternativas Jurídicas e Políticas para a Efetivação da Saúde como Direito; Experiências participativas no direito à saúde. Além da realização dessas mesas redondas, também será constituído um fórum comum para a apresentação de trabalhos e pesquisas sobre o tema.

As inscrições estão abertas até 30 de maio.

Confira a programação preliminar.

IX Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva

IX Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva recebe trabalhos. O IX Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva será realiizado em Recife (Pernambuco), de 31 de outubro a 04 de novembro de 2009, e o tema do encontro será "Compromisso da Ciência, Tecnologia e Inovação com Direito à Saúde". A comissão científica já está recebendo resumos de trabalhos dentro de trinta e nove (39) categorias temáticas e/ou disciplinares, considerando o tema central do encontro em quatro dimensões: Ciência, Tecnologia e Inovação para o cumprimento dos princípios e diretrizes do SUS; Saúde e Seguridade Social; Desenvolvimento Social e Econômico Sustentável e Garantia dos Direitos Humanos.

Informações e inscrições no site http://www.saudecoletiva2009.com.br.

Não podemos perder a oportunidade de levarmos ao pleito nossos projetos!

Participem!!!