segunda-feira, 27 de abril de 2009

Contaminação Alimentar: vigilância deve ser compartilhada com todos


Pesquisa do Ministério da Saúde revelou que de 1999 a 2007, ocorreram 5.699 surtos de doenças transmitidas por alimentos contaminados. Foram afetadas 114.302 pessoas e registradas 61 mortes. As bactérias são as grandes vilãs, responsáveis por 83,5% de quase toda metade (2.366) dos surtos. Em segundo lugar ficaram os vírus (14,1%), seguidos de produtos químicos (1,3%). Os demais 2.865 casos não tiveram as causas identificadas. Alimentos preparados com ovos crus ou mal cozidos provocaram 874 surtos da doença. Os mistos - pratos ingredientes de origem animal e vegetal - foram responsáveis por 666 ocorrências e as carnes vermelhas por outros 450 surtos.
Os dados demonstram que os cuidados devem ser redobrados antes do preparo e ingestão de alimentos. A contaminação alimentar consta, na atualidade, como um importante problema de Saúde Pública, considerando que, por vezes, atinge grande contigente de pessoas de uma única vez, acarretando grandes prejuízos.
Em minha trajetória profissional, já pude acompanhar casos de contaminação alimentar em que foram acometidos grande número de trabalhadores, que ficaram impossibilitados de exercer suas atividades profissionais, além dos efeitos sobre a produção diária laboral.
É de conhecimento de todos que a Vigilância Sanitária apresenta a missão de inspecionar e fiscalizar o comércio de alimentos, contudo, este controle deve ser compartilhado com todos os cidadãos. Afinal, trabalhando juntos temos mais chances de reduzir qualquer malefício a nossa saúde.
Muitas vezes, a prevenção de danos à nossa saúde estão em nossas próprias atitudes!!!
Tenham uma boa semana!!!

Nenhum comentário: