segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Dia Nacional de Combate ao Consumo deTabaco



A Coordenadoria de Saúde Bucal de Macaé participou ativamente das atividades de conscientização a respeito dos malefícios ocasionados pela prática do fumo. Também esteve presente no evento a Coordenadoria de Vigilância Sanitária (COVISA), Programa DST/AIDS, Centro de Referência de Tratamento do Câncer entre outros.


O dia foi muito proveitoso para divulgarmos todas as substâncias tóxicas presentes no cigarro e seus efeitos no organismo, os riscos de aquisição de câncer bucal, os cuidados necessários com a higiene bucal e a importância de visitas periódicas ao cirurgião-dentista para realização de exames clínicos e complementares. As crianças se divertiram com a apresentação de peças teatrais e demonstração da técnica adequada para escovação dental, bem como para o uso do fio e creme dental.

Importa mencionar que o fumo é hoje o fator que mais provoca doenças e mortes no mundo ocidental. Na verdade, o fumo está causando mais câncer no pulmão do que a própria poluição do ar, sendo considerado mais prejudicial do que o álcool.
Na fumaça do cigarro existem mais de 3.000 substâncias, entre as quais muitos gases e partículas que prejudicam o organismo. Além da nicotina (líquido venenoso das folhas de tabaco) temos na fumaça o monóxido de carbono, um gás extremamente perigoso. Este gás passa para a corrente sanguínea provocando graves problemas nos vasos sanguíneos e no coração. Aumenta o risco de infarte do miocárdio e derrame cerebral.


A partir do momento em que a fumaça do cigarro toca os lábios do fumante, começa a agredir por onde passa: boca, garganta, esôfago, estômago, vias respiratórias, pulmões. Milhões de minúsculas partículas de fuligem de depositam em todo o trajeto que a fumaça percorre pelo corpo.


Daí a importância de manter-se afastado tanto do cigarro quanto dos fumantes para evitar a inalação desta fumaça venenosa!!!


Agora para os fumantes que alegam não conseguir parar de fumar, eu deixo aqui, a partir de minha própria história de vida, uma injeção de bom ânimo: "Eu fui fumante durante 10 anos e quando entreguei minha vida inteiramente nas mãos do nosso Senhor Jesus Cristo, Ele me libertou totalmente e, hoje pós-graduada em Saúde Pública, por Sua graça e misericórdia, Ele me permite incentivar muitos a pararem de fumar."


Apenas creia!


Deus pode fazer este milagre em sua vida também!


Grande abraço a todos!!!

Nenhum comentário: