quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Cuide-se para desfrutar da melhor idade


O envelhecimento populacional é um fenômeno mundial. Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), em 2025, existirão 1,2 bilhões de pessoas com mais de 60 anos, sendo que os muitos idosos (com 80 ou mais) constituem o grupo etário de maior crescimento. No Brasil, os idosos representam contigente de quase 15 milhões de pessoas com 60 anos ou mais (8,6% da população brasileira). Nos próximos 20 anos, a população idosa no Brasil poderá ultrapassar 30 milhões de pessoas.


Com isto, são necessárias mudanças de atitude por parte da sociedade, a fim de que o idoso tenha saúde e possa viver cada dia melhor.


Para se ter vida saudável durante o envelhecimento, o ideal é que sejam tomadas medidas desde muito cedo. Porém, com o atual ritmo acelerado de vida, apenas quando chegam à terceira idade é que muitos começam a tomar providências.


Com o envelhecimento, mudanças biológicas, sociais, econômicas e psicológicas são comuns a todas as pessoas, embora algumas sintam mais; outras, menos. Mas é fato que todas sofrem alterações. A fim de amenizar ou até anular efeitos indesejáveis, algumas atitudes podem ser tomadas, tais como: participação em clubes de terceira idade, alimentação saudável, abstinência de fumo, álcool e outros produtos nocivos à saúde, manutenção de contatos sociais, poupar recursos financeiros durante o período de trabalho para desfrutar de uma aposentadoria satisfatória, buscar sempre aprender coisas novas, frequentar universidades para terceira idade, entre outros.


O exercício físico é fundamental para amenizar ou anular alguns efeitos do envelhecimento. A prática de exercício físico estimula todos os aspectos da vida do idoso, melhora o convívio social, provê melhor nível de saúde, reduz enfermidades, propicia estímulos afetivos e melhora o aspecto psicológico, bem como, diminui a ansiedade e a depressão.


Atividades aeróbicas, caminhadas, corridas, exercícios leves e natação são ótimas opções, por beneficiarem os sistemas cardiovascular, respiratório e imunológico. Pesquisas com pessoas idosas debilitadas de 85 a 97 anos têm demonstrado que, em treinamento de resistência durante oito semanas, os participantes aumentam a força, aproximadamente, em 180% e o volume muscular em 11%.


Outro benefício do exercício está relacionado à osteoporose, uma das doenças mais comuns entre idosos. Há evidências de que a osteoporose esteja associada à diminuição. Nesse caso, tanto os exercícios aeróbicos (correr, nadar, remar, andar), quanto os de treinamento de força (musculação), estimulam os ossos, deixando-os mais fortes e resistentes. Pessoas mais idosas que treinam regularmente devem ter uma dieta balanceada e incrementada com proteínas que favorecem um bom desempenho muscular.


Lembre-se de que nunca é tarde para começar!!!


Vale a pena insistir, pois, com o passar do tempo, os resultados aparecerão!!!

Nenhum comentário: