quarta-feira, 28 de outubro de 2009

IX Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva

A ABRASCO promove, a partir do próximo dia 31 de outubro, o IX Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva. Com o tema "Compromisso da Ciência, Tecnologia e Inovação com Direito à Saúde" o encontro será uma oportunidade singular para reunir as diversas disciplinas e os diferentes atores que se dedicam à Saúde Coletiva, como docentes, pesquisadores, gestores, profissionais de saúde, lideranças da Saúde Pública/Coletiva e todos aqueles interessados no debate, reflexão e enfrentamento dos desafios teóricos e práticos do campo. Com o objetivo de fomentar o intercâmbio de teorias e práticas e apresentar à sociedade! os resultados de seu trabalho e de suas reflexões os organizadores do evento prepararam uma programação que inclui Oficinas, reuniões e cursos pré-congresso, além de comunicações coordenadas, painéis, conferências, fórums, discussões temáticas e grandes debates. O Congresso será realizado no Centro de Convenções de Pernambuco (Av. Professor Andrade Bezerra, s/n, Salgadinho, Olinda, PE).

A nona edição do Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva se constrói a partir de marcos e contextos históricos estruturantes para a Saúde no país! Ao longo de 2008 comemoramos os 20 anos de nossa Constituição e a criação do Sistema Único de Saúde. No âmbito internacional celebramos também em 2008 o 60º aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos e os 30 anos de Alma Ata. Os princípios e valores então defendidos – democracia, equidade, cidadania, direitos – exigem hoje, mais do que nunca, sua defesa intransigente.

No plano global a atual crise econômica e, no plano nacional, o cusrso do Plano de Aceleração do Crescimento recolocam na ordem do dia o debate em torno do papel do Estado na garantia dos preceitos e valores enunciados historicamente nos acontecimentos que celebramos há poucos meses. No contexto da Seguridade Social, a Saúde é condição e fator de desenvolvimento e sustentabilidade dos povos. São estes os marcos estruturantes – eixos centrais - deste IX Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva.
Tenho certeza que teremos momentos de considerável crescimento intelectual com propensão para inovações no âmbito ideológico da Saúde Coletiva.
Até lá!!!
Giselle.

Simpósio Municipal de Saúde Coletiva


O II Simpósio de Saúde Coletiva do município de Macaé foi realizado nos dias 06 e 07 de Outubro e contou com a participação de profissionais do Ministério da Saúde e da Secretaria Municipal de Saúde para a realização do ciclo de palestras em temas inovadores na área da Saúde Pública. Entre as quais podemos citar: Enfrentamento de Epidemias, como Dengue e Influenza a(H1N1); Uso da Homeopatia em Epidemias; Conhecendo o Núcleo de Atenção à Saúde da Família; Gravidez na adolescência; Prevenção e Controle da Hipertensão Arterial e Diabetes Melitus; Diagnóstico e Tratamento da hanseníase; Como reconhecer uma DST; Vigilância em Saúde; A importância da Vigilância Sanitária na Saúde da população; Tuberculose; Alzheimer; entre outras.


As Mesas Redondas trataram da "Responsabilidade Social em Saúde"; "Saúde Mental e Inclusão Social"; "Terapia Comunitária como prevenção da Saúde"; "Práticas Integrativas e complementares " e "Ações de Controle Vetorial".


A Coordenadoria de Saúde Bucal de macaé esteve atuante com demonstrações de técnicas de higiene bucal; distribuição de folder educativo e Kits para higiene bucal.


Parabenizo a Coordenadoria de Saúde Coletiva pela organização do evento.


Um abraço,


Giselle.

Curso para atendentes de Consultório Dentário sobre Medidas de Biossegurança


No dia 27 de Outubro estive com algumas atendentes de consultório odontológico do município para ministrar mais um módulo do Curso de Biossegurança em Odontologia no setor de Informação, Educação e Comunicação da Vigilância Sanitária.


Princípios de Controle de Infecções Cruzadas em Odontologia foi o tema mais explorado do dia incrementando conhecimento e minimizando dúvidas acerca das atualizações realizadas na últimas publicações sanitárias no que concerne aos requisitos arquitetônicos e produtos químicos para desinfecção e esterilização na prática da odontologia.


Espero todas para o próximo módulo em que pretendo dissertar sobre o uso de barreiras na prática clínica, exposição ocupacional na prática odontológica e gerenciamento de resíduos de serviços de saúde.


Até breve!!!


Giselle.

Dia da Saúde na Fundação Municipal de Esportes


No dia 26 de outubro último, o setor de Informação, Educação e Comunicação em Saúde da Vigilância Sanitária de Campos dos Goytacazes participou das atividades desenvolvidas pela Fundação Municipal de Esportes pela Semana do Servidor.


O evento contou com a participação de vários órgãos da prefeitura, como, o Programa DST/AIDS, o CDA, Programa Hiperdia, Programa de Controle do Tabagismo, Centro do Idoso, PROFAE, Combate à Tuberculose e Hanseníase, Clube do Dentinho Saudável, Programa de Resgate às vítimas de acidentes de trânsito, entre outros.


A interação entre os setores foi muito construtiva para os cidadãos que se encontram presentes. Foram realizados tetes para detecção de HIV e Hepatite C, medição de pressão arterial e glicemia capilar, distribuição de kits em saúde bucal, distribuição de preservativos masculinos e femininos, além de folders educativos e a realização de palestras educativas sobre os cuidados no trânsito e para o resgate de vítimas acidentadas.


A oportunidade de encontrar vários amigos foi muito gratificante para mim, em especial, a Maria Helena do Programa DST/AIDS e a Flávia Madeira, do Clube do dentinho Saudável. Alías, cabe destacar minha apreciação pelo maravilhoso trabalho realizado pelos dois programas. Parabéns!


Um abraço para todos!!!


Até breve!

terça-feira, 27 de outubro de 2009

Palestra na Universidade Estácio de Sá


Como parte das comemorações pelo "Dia do Fisioterapeuta", a Universidade Estácio de Sá ofereceu uma série de palestras para os graduandos. Entre elas, " Os cuidados da Vigilância Sanitária com o trabalho do Fisioterapeuta" foi ministrada por mim e pela Dra. Mariléia - Fisioterapeuta Fiscal de Saúde Pública.



Esta iniciativa faz parte do Projeto "Interagir para Prevenir: Educação sanitária nas Instituições de Ensino Superior no município de Campos dos Goytacazes-RJ" idealizado pelo Setor de Informação, Educação e Comunicação em Saúde da Vigilância Sanitária municipal. O momento foi extremamente válido, principalmente, pela oportunidade de estarmos bem próximos dos graduandos do último período do curso de fisioterapia cumprindo o objetivo de nosso projeto.



Temas como: legislação sanitária pertinente ao trabalho do fisioterapeuta; como legalizar um consultório e clinica de fisioterapia; princípios de biossegurança na prática clínica, entre outros, foram os escolhidos para a ocasião, já que os formandos estão prestes a entrar no mercado de trabalho.



Agradecemos a oportunidade de estarmos na UNESA, em especial ao Dr. Vinícius - Coordenador do curso de fisioterapia - para mais uma vez disseminar e trocar conhecimentos imprescindíveis para a prática segura do trabalho em saúde!



Espero revê-los em breve!



Giselle.

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Segundo Módulo do Curso de Medidas de Biossegurança em Odontologia


Foi realizado em 22 de setembro último, o segundo módulo do curso de medidas de biossegurança em odontologia no setor educativo - Instituto de Educãção e Comunicação em saúde - da Vigilância Sanitária de Campos dos Goytacazes. Como palestrante ministrei temas voltados para desinfecção de superfícies; produtos químicos adequados para desinfecção; cuidados com o uso do alcóol à 70%; esterilização química e física; acondicionamento adequado do materal esterilizado, entre outros.


Desta vez, foi possível contar com a presença de Atendentes de Consultório Dentário (ACD's) da rede municipal de saúde e, não apenas, os cirurgiões-dentistas, contemplando, assim, um número maior de profissionais da área odontológica.


Maiores informações no site: http://www.campos.rj.gov.br/noticia.php?id=20891

Em 28 de outubro próximo estarei ministrando o terceiro módulo do curso!


Aguardo a presença de todos os convidados!!!


Até breve!!!

Dia Nacional de Combate ao Consumo deTabaco



A Coordenadoria de Saúde Bucal de Macaé participou ativamente das atividades de conscientização a respeito dos malefícios ocasionados pela prática do fumo. Também esteve presente no evento a Coordenadoria de Vigilância Sanitária (COVISA), Programa DST/AIDS, Centro de Referência de Tratamento do Câncer entre outros.


O dia foi muito proveitoso para divulgarmos todas as substâncias tóxicas presentes no cigarro e seus efeitos no organismo, os riscos de aquisição de câncer bucal, os cuidados necessários com a higiene bucal e a importância de visitas periódicas ao cirurgião-dentista para realização de exames clínicos e complementares. As crianças se divertiram com a apresentação de peças teatrais e demonstração da técnica adequada para escovação dental, bem como para o uso do fio e creme dental.

Importa mencionar que o fumo é hoje o fator que mais provoca doenças e mortes no mundo ocidental. Na verdade, o fumo está causando mais câncer no pulmão do que a própria poluição do ar, sendo considerado mais prejudicial do que o álcool.
Na fumaça do cigarro existem mais de 3.000 substâncias, entre as quais muitos gases e partículas que prejudicam o organismo. Além da nicotina (líquido venenoso das folhas de tabaco) temos na fumaça o monóxido de carbono, um gás extremamente perigoso. Este gás passa para a corrente sanguínea provocando graves problemas nos vasos sanguíneos e no coração. Aumenta o risco de infarte do miocárdio e derrame cerebral.


A partir do momento em que a fumaça do cigarro toca os lábios do fumante, começa a agredir por onde passa: boca, garganta, esôfago, estômago, vias respiratórias, pulmões. Milhões de minúsculas partículas de fuligem de depositam em todo o trajeto que a fumaça percorre pelo corpo.


Daí a importância de manter-se afastado tanto do cigarro quanto dos fumantes para evitar a inalação desta fumaça venenosa!!!


Agora para os fumantes que alegam não conseguir parar de fumar, eu deixo aqui, a partir de minha própria história de vida, uma injeção de bom ânimo: "Eu fui fumante durante 10 anos e quando entreguei minha vida inteiramente nas mãos do nosso Senhor Jesus Cristo, Ele me libertou totalmente e, hoje pós-graduada em Saúde Pública, por Sua graça e misericórdia, Ele me permite incentivar muitos a pararem de fumar."


Apenas creia!


Deus pode fazer este milagre em sua vida também!


Grande abraço a todos!!!