terça-feira, 28 de julho de 2009

Curso de Atualização em Saúde 2009: "Conhecer para Prevenir"


Em 18 de julho tive o prazer de colaborar mais uma vez para a difusão e troca de conhecimentos para a promoção da saúde de nossa região. A palestra intitulada "Redes Sociais como estratégia para Promoção da Saúde" foi realizada no Auditório do Hospital Veterinário da UENF, como uma das proposições do curso de atualização em saúde: "Conhecer para Prevenir" idealizado pelo Programa Parasitoses do Norte Fluminense CBB/UENF, coordenado pelo Prof. João Carlos de Aquino Almeida.


O tema considerado altamente inovador e pró-ativo reuniu a atenção de todos os presentes. A estratégia de coesão social em redes vem sendo discutida e adquirida com grande ímpeto neste novo milênio como uma das medidas para manutenção da solidariedade e cooperação social para o benefício mútuo. No âmbito da Saúde Pública apresenta grande abrangência de atuação com propensão para aumentar os laços entre diferentes instituições e organizações sociais motivadas a colaborar para o incremento da qualidade de vida dos cidadãos.


Agradeço pela rica oportunidade!

Espero reencontrá-los em breve!



Sites disponíveis para informações sobre o câncer


"Quem tem conhecimento encara o câncer de forma realista e geralmente tem maiores chances de responder de forma positiva ao tratamento." A declaração é do médico Benedito Mauro Rossi, do Departamento de Cirurgia Pélvica do Hospital A.C.Camargo, referência em tratamento oncológico no Brasil. Entre os sites com informações científica comprovada sobre o câncer, o A.C.Camargo recomenda:


  • http://www.geth.org.br/ - Grupo Brasileiro de Estudos de Tumores Hereditários;

  • http://www.pubmed.com.br/ - Banco de Dados desenvolvido pela NLM (National Library of Medicine) e que conta com mais de 16 milhões de citações;

  • http://www.bireme.br/ - Centro especializado da OPAS - Organização Pan-Americana de Saúde, estabelecido no Brasil desde 1967, em colaboração com o Ministério da Saúde, da Educação, Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo e a Universidade Federal de São Paulo;

  • http://www.inca.gov.br/ - Instituto Nacional do Câncer, órgão do Ministério da Saúde;

  • http://www.accarmargo.org.br/ - Site do Hospital A.C.Camargo, instituição de referência oncológica na América Latina.

sábado, 25 de julho de 2009

Semana da Saúde no Convento dos Padres Redentoristas


A realização de várias atividades na Semana da Saúde promovida pela Paróquia Nossa Senhora do Pérpétuo Socorro foi uma iniciativa do setor de ação social da instituição com o objetivo de oferecer informações preventivas na área da saúde com a participação de diversos setores, como, o Departamento de Fiscalização e Vigilância Sanitária, Centro de Controle de Zoonoses, Hospital Álvaro Alvim, Hospital Ferreira Machado, Programa de controle da Diabetes e Hipertensão da Secretaria de Saúde, entre outros.

O Setor de Divulgação e Educação Sanitária da Vigilância Sanitária esteve presente oferecendo informações quanto aos cuidados higiênico-sanitários necessários no dia-a-dia. Foram distribuídos folders educativos e todos os presentes tiveram a oportunidade de tirar suas dúvidas quanto às ações em VISA.

Tivemos um dia bastante proveitoso e agradecemos a preciosa oportunidade para estarmos bem pertinho da comunidade!

sexta-feira, 24 de julho de 2009

A Promoção de saúde bucal também passa pelo consultório odontológico

As ações preventivas em saúde bucal envolvem vários atores sociais, contudo o indivíduo é o autor principal neste processo na medida em que se reconhece como um sujeito ativo da promoção de sua saúde. Contudo, o cirurgião-dentista deve contribuir para a construção da consciência sanitária necessária e imprescindível para o exercício compartilhado da promoção de saúde bucal.
Para isto verifica-se a importância de visitas periódicas ao cirurgião-dentista - seis em seis meses - para o recebimento de medidas profiláticas e aconselhamentos. O uso do fio dental deve ocorrer diariamente, além de evitar cáries e tártaros entre os dentes, esse conselho está na lista das cinquenta coisas a fazer a fim de parecer até dez anos mais jovem. As escovas dentais devem ser trocadas mensalmente e use-a após cada alimentação. A aquisição de um enxaguatório bucal sem álcool para uso diário é de grande valia para a oferta de flúor para o esmalte dentário, fortalecendo os dentes. O Kit "escova-creme dental-fio dental e enxaguatório bucal" deve dispensar economia para que não tenha que mobilizar cifrões, caso necessite de restauração em dentes e, até mesmo, tratamento de canal, que embora, promovam reabilitação, jamais substituirão na íntegra o elemento dentário original.


A realização de auto-exames são essenciais para a prevenção de doenças, como, o câncer bucal, por exemplo. Acostume-se a olhar dentro de sua boca e observar não só os dentes, mas a parte inferior da língua, o céu da boca, bochechas e gengivas. Se estranhar algo, marque uma consulta com seu cirurgião-dentista.


E aí vai mais uma dica. Procure escolher um bom profissional em quem você tenha confiança e permaneça nele. Com o passar do tempo ele saberá muito sobre você e sua boca e isto evitará exames repetidos, como os radiográficos, e intervenções, por vezes, desnecessárias.


Cuide-se!

Você não é um ator coadjuvante na promoção de sua saúde!

Comece a se visualizar como o ator principal e responsável pelo seu belo sorriso!!!


terça-feira, 21 de julho de 2009

Palestra na Concessionária "Aguas do Paraíba"


A Palestra realizada em comemoração ao Dia do Meio Ambiente foi realizada para os funcionários da concessionária "Águas do Paraíba" com o intuito de aperfeiçoar suas ações de acordo com os preceitos da Vigilância Sanitária. O diálogo foi muito proveitoso e trocamos muitas vivências no trabalho levando ao conhecimento de ambos as principais demandas da população campista quanto aos cuidados com a água e dispensação de resíduos.


Agradeço a todos a receptibilidade!


Até a próxima!