terça-feira, 5 de maio de 2009

Os hábitos de higienização e alimentação estabelecidos na infância influenciam diretamente na saúde dos dentes


A tarefa de educar as crianças e ajudá-los a ter bons hábitos deve começar o quanto mais cedo possível. Escovar os dentes após as refeições ou depois de comer alguma coisa é fundamental para a prevenção de doenças que afetam a cavidade bucal, como cáries e gengivite.

Está comprovado que os fatores determinantes para a presença de cárie dentária são: a presença de microorganismos, o tipo de dieta, a suscetibilidade do dente (relacionado a seu formato e a genética) e o tempo (freqüência da ingestão de alimentos cariogênicos). Contudo, podemos interferir diretamente em alguns deste fatores, modificando hábitos alimentários errados e promovendo boa limpeza dos dentes.


Assim, logo que a criança demonstrar coordenação motora suficiente para segurar uma escova de dente deve ser incentivada a fazê-lo. Mesmo que os pais não vejam algum efeito sobre a higiene dos dentes, o fator motivacional e psicológico é muito importante.

Após as refeições, leve a criança com você para escovar os dentes, entregue a ela uma escova com pequena quantidade de creme dental e peça a ela que observe sua escovação. Depois elogie sua atitude e diga que irá escovar os dentes dela mais uma vez para que fiquem brilhando. Então, agora é sua vez de fazer a escovação nos dentes de seu filho!!!

Os pais são grandes motivadores dos filhos!!!

Fazendo, desta forma, mesmo quando você não estiver presente, seu filho se sentirá disposto a escovar seus dentinhos.
Me lembro que fazia isto com meus filhos. Quando bebês de colo, eu já dava a eles uma escova de dente macia para coçarem a gengiva e, assim, já criavam intimidade com a escova. Depois, escovava meus dentes e usava fio dental na presença deles para incentivá-los à higienização. Hoje, com 10 e 8 anos, eles amam quando compro escovas novas e me cobram quando o fio dental do banheiro deles acaba, e o melhor de tudo, eu mesma tirei seus dentinhos de leite e não apresentavam alguma cárie.
Vale a pena investir para a promoção da saúde!!!
Façam como a Olivia e o Popeye. Sejamos os heróis de nossos filhos!!

domingo, 3 de maio de 2009

Vigilância: uma proposta de emancipação social


Um dos momentos mais valiosos em minha vida profissional é exatamente este: estar com o público produzindo e multiplicando conhecimento. A palestra que recebeu o título "As atribuições da Vigilância Sanitária na proteção e promoção da saúde dos cidadãos" foi realizada no auditório da Prefeitura Municipal de Campos dos Goytacazes, como parte da comemoração da IX Semana do Servidor, e conseguiu reunir contribuintes motivados a participar, juntamente, com o poder público local, da importante tarefa de ser um vigilante!!!

Agradeço a Secretaria de Administração
e a todos que colaboraram para esta realização, mas principalmente, parabenizo a todo público presente que contribuiu, diretamente, para a efetivação de mais um momento de participação social em nosso município.